JOSÉ JOAQUIM PINTO DE AZEVEDO - blogdejj.esporteblog.com.br
No último sábado foi concluída a sétima rodada do
Brasileiro da Série B, representando 18,4% do total da competição, e 21 pontos
dos 114 a serem disputados.
Não conseguimos captar todos os públicos, mas por aqueles que foram divulgados, verificamos que a Caravana da Miséria encontra-se em plena atividade nos gramados brasileiros, numa demonstração de que o torcedor sumiu.
O melhor público foi de Joinville x Vasco, com 9.700 pagantes, e um total de 11.502.
Paraná x Náutico foi assistido por 2.791 testemunhas. Os públicos mais grotescos entre aqueles que conseguimos foi o de Portuguesa x Atlético-GO (538), Bragantino x Oeste (690), ABC x Icasa (969) e Vila Nova x América-RN (1.264).
Trata-se do retrato do futebol brasileiro, cujos dirigentes estão cuidando da Copa, deixando de lado as suas competições.
Dentro de campo nada que possa ter um grande destaque, a não ser a quebra da invencibilidade do Luverdense para o Sampaio Correia, com uma derrota de 1x0, e a chegada do Santa Cruz à zona de rebaixamento.
Nos dez jogos realizados, os mandantes foram os seus donos, com 7 vitórias. Dois jogos foram empates, e apenas uma vitória dos visitantes. Cada vez mais a competição está sendo decidida dentro de casa, ou então com os resultados iguais.
Foram marcados 24 gols, com uma média de 2,4 por partida.
No geral, nos 68 jogos realizados, o público total é de 245.846, com uma média de 4.237 por jogo, que vem caindo a toda rodada realizada.
São 32 vitórias dos mandantes, 24 empates e apenas 12 dos visitantes.
Foram anotados 168 gols, com uma média de 2,47 por jogo, e o placar que foi contemplado com maior número de vezes foi o 1x1 (11).
Com relação a participação dos clubes, o ABC voltou ao G4 (4º), enquanto o América-MG continua na liderança com 17 pontos, seguido pelo Joinville, com 14, e Ceará com 13.
O Luverdense que perdeu o seu primeiro jogo, caiu para a 5ª colocação, com 12 pontos ganhos.
Quem teve uma boa subida foi o América-RN, do 10º lugar para o 6º, enquanto o Vasco continua sendo a decepção, colocando-se em 8º lugar, com 9 pontos conquistados.
Do 9º (Paraná) ao 14º (Icasa), todos têm 8 pontos, e entre esses o Náutico que está na 11ª colocação, com um jogo a menos.
O Bragantino conseguiu sair da Zona de Rebaixamento, e agora ocupa a 13ª colocação, com 8 pontos, assim como o Boa, que está na 12ª.
Esses dois times deixaram os seus lugares para o Santa Cruz (17º) e Oeste (18º).
Na realidade os times pernambucanos não estão bem na competição, e o Santa Cruiz está conseguindo algo inédito, com 7 empates seguidos, somando apenas 1/3 dos pontos disputados.
Pelo andar da carruagem, o América e Joinville são os candidatos mais fortes ao acesso, e Ceará e Vasco irão lutar pelas outras vagas.
Sempre temos chamado a atenção para a importância dessas nove rodadas iniciais, embora alguns ¨gênios¨ estejam afirmando que na segunda perna tudo será diferente, com novas contratações, os clubes melhores capacitados, entre outras coisas.
Na realidade irá acontecer o reverso da moeda, quando aqueles que somarem mais pontos nesta etapa inicial, levarão uma boa vantagem sobre os demais, e que dificilmente será alcançada.